Chanel aposta em inovação sustentável

A sustentabilidade deixou de ser um diferencial e passou a ser uma urgência. Pensando nisso, a Chanel não perdeu tempo!

Fonte: Getty Images

Há poucas semanas, a empresa francesa investiu em uma startup americana de biomateriais inovadores. Com sede em Boston/USA, a Evolved By Nature é um empreendimento químico eco-friendly.


Sua maior inovação está no desenvolvimento de um processo que permite usar seda líquida na criação de têxteis de altos desempenho como uma alternativa natural. Isto, pois os produtos químicos usualmente utilizados neste tipo de processo são tóxicos.


"Esta colaboração permitirá à Chanel explorar materiais inovadores, bem como melhorias mecânicas e ópticas de diferentes tecidos, em linha com a ambição da Chanel de criar constantemente materiais excepcionais de qualidade única. A novidade faz parte da estratégia da empresa de investir em tecnologia verde", disse a Chanel em comunicado sobre o investimento.


Meio ambiente em primeiro lugar


Essa não foi a primeira ação da Chanel em prol do meio ambiente. Em dezembro de 2018, a empresa francesa decretou que não seriam mais utilizadas peles de animais exóticos (lagarto, cobra, crocodilo) em suas coleções. E, ainda no ano passado, a Chanel investiu na Sulapac, companhia finlandesa que estuda alternativas biodegradáveis para embalagens plásticas.


Fonte: Chico Rei

Buscar um processo de produção mais correto é uma tendência latente no mundo fashion. Inclusive, sendo visível em outras grandes marcas.


Em maio deste ano, em um dos principais eventos de moda a nível mundial, o Copenhagen Fashion Summit, o gigante da tecnologia, Google, anunciou uma parceria com a designer britânica Stella McCartney. Esta colaboração vista utilizar a análise de dados e o machine learning (aprendizado de máquina) no Google Cloud para apresentar às marcas uma visão mais abrangente de suas cadeias de suprimentos. Assim, permitindo a medição mais precisa de seu impacto ambiental.

Fonte: Getty Images


Eco-friendly


A proposta da Evolved By Nature é criar produtos químicos sustentáveis a partir de produtos naturais. Fundada em 2013 pela engenheira biomédica Rebecca Lacouture e o químico Gregory Altman, a startup desenvolveu a chamada “seda líquida”. O material é considerado uma seda pura, feita de bichos-da-seda descartados que passam por um processo de regeneração.


Fonte: Evolved By Nature

“Explorar o uso de materiais inovadores e melhorias mecânicas e visuais de diferentes tecidos” é o que a Evolved By Nature pretende fazer com o investimento da Chanel.

106 visualizações

FALE CONOSCO

(51) 2123-0222


Rua Santo Ângelo, 234 – Guarani
Novo Hamburgo/RS
CEP 93520-190