Fimec 2019 aponta futuro promissor para os empresários brasileiros

A 43ª edição da Fimec, maior Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes da América Latina trouxe o ânimo necessário aos empresários brasileiros. Visitantes e expositores mostraram-se otimistas com o reaquecimento do setor.

Fonte: Fimec (2019)

Fimec 2019 em números


Mais de 500 expositores estiveram presentes nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, local de realização da Fimec, e a organização do evento estimava a presença de mais de 25 mil pessoas. Os números oficiais ainda não foram divulgados, mas alguns impactos importantes já foram sentidos nas empresas participantes.


Fonte: Fimec (2019)

Para muitos, a 43ª edição da Fimec foi caracterizada pelo aumento nos índices de negócios fechados, superior à edição anterior. Alguns expositores, inclusive, apresentaram o dobro de vendas em relação ao ano passado, como foi o caso da Tecusi – Injetoras de Poliuretano, cuja estimativa de negócios fechados estava em R$1,5 milhão.


A Direção do evento indicou que a edição deste ano contou com 35 novas empresas expondo e a retomada de outras 22, que há tempos não se faziam presentes. A estratégia abordada para a participação no evento é, principalmente, branding. Isto é, proporcionar visibilidade à marca e, claro, estreitar os relacionamentos com clientes e fornecedores.


Visitantes buscam por inovação


Em um mundo altamente globalizado, é preciso estar atento às novidades, inovações e tudo o que possa vir a interessar clientes, fornecedores, acionistas e demais stakeholders. Participar da Fimec como expositor ou visitante tem se tornado uma tarefa obrigatória no checklist de muitos empresários e interessados no segmento.


O evento reúne novidades em tecnologia, processos e produtos em um só lugar. A presença na feira torna-se fundamental para manter-se competitivo em um mercado altamente volátil. Carlos Alberto Mestriner, diretor da Calçados Klin, aponta que anualmente a empresa se faz presente na Fimec com uma grande equipe, de diferentes áreas, justamente para renovar os conhecimentos em novas tecnologias.


Fonte: Fimec (2019)

O Fórum Fimec - já em sua segunda edição - é um movimento que oportuniza o compartilhamento de conteúdos qualificados e de interesse aos profissionais do segmento. O Fórum apresenta, como seus palestrantes, pessoas de mercado com relevância a nível global, promovendo discussões de alta qualidade e motivando a troca de experiências no debate de assuntos pertinentes ao setor.


Thomas Michaelis da Alemanha, Chefe de Revestimentos Têxteis da Europa, Oriente Médio e África da Covestro; e Cláudia Narciso, Consultora de Moda e Estratégia da Arezzo&Co foram alguns nomes que figuraram entre os painéis do Fórum Fimec 2019.


A Renus na Fimec 2019


Após muitos anos afastada das feiras como Metalúrgica Daniel, a Renus - Soluções em Metais e Plásticos quis iniciar o ano de 2019 prestigiando um evento tão importante como a Fimec. Com um estande localizado no Corredor J, a empresa mostrava-se muito animada para os três dias de exposição.


O que tendia a ser uma pequena aparição, apenas para indicar “opa, estamos aqui”, resultou em ótimas conversas e visitas primordiais aos negócios da empresa. Galgando novos passos na busca da retomada da confiança do mercado, consolidando um nome ainda pouco conhecido, a Renus firmou parcerias de grande relevância aos negócios para este ano.


Além de grandes empresas e parceiros visitando o estande, a Renus também contou com a presença e participação de quase todo o seu quadro de colaboradores. Alguns prestigiando o evento pela primeira vez, outros aproveitando para buscar novas oportunidades e parcerias.



Ampliando o networking promovido no próprio estande, a Renus também participou do Projeto Comprador, promovido pelo instituto By Brasil Components, Machinery and Chemicals. Essa ação tem como objetivo o incentivo às exportações executadas em parceria pela Apex-Brasil e a Assintecal. O coordenador de desenvolvimento, Régis Ruschel, esteve presente representando a empresa. Alguns contatos latino-americanos feitos durante a rodada de negociação possuem boas chances de prosperar.



A próxima edição já tem data para acontecer! Anote em seu calendário: Fimec 2020, dias 10, 11 e 12 de março de 2020, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.

34 visualizações

FALE CONOSCO

(51) 2123-0222


Rua Santo Ângelo, 234 – Guarani
Novo Hamburgo/RS
CEP 93520-190