Osklen pioneira: empresa brasileira ganha primeiro selo de sustentabilidade internacional

Reconhecida por abraçar a moda sustentável, a Osklen foi a primeira empresa premiada com o brandmark award do Green Carpet Challenge. Liderada pelo brasileiro Oskar Metsavaht, a marca surpreendeu a ecoativista e fundadora do movimento Green Carpet, Livia Firth, com a sua revolucionária estratégia ecológica de utilizar a pele do peixe Pirarucu em suas coleções.

Livia Firth entregando o prêmio à Oskar Metsavaht. | Fonte: Osklen (2019)

O produto em questão foi uma bolsa feita de pele de Pirarucu. O certificado privilegia produtos com excelências sustentáveis nos critérios sociais, éticos e ambientais da Eco-Age -- organização em que Livia Firth é co-fundadora e diretora de criação.



Osklen e a sustentabilidade


Fonte: Osklen

O movimento consciente em prol ao incentivo e adesão aos processos e matérias-primas sustentáveis é liderado pela Osklen há mais de uma década. A criação de produtos de moda a partir de tecidos sustentáveis, por exemplo, é uma prática comum na empresa.


Trazendo consigo o título de pioneirismo também no uso do couro do Pirarucu, as bolsas com este material são feitas em parceria com mais de 370 comunidades ribeirinhas dos estados do Amazonas e do Acre. A união desta grande marca com as comunidades foi possível através do InstitutoE, uma ONG que tem por objetivo conectar práticas sociais e ambientais sustentáveis de diversos campos para a sociedade e a indústria têxtil.



Bolsa de couro de Pirarucu


Fonte: Osklen

O processo de produção das bolsas com a pele do peixe Pirarucu da Amazônia proporciona novas oportunidades de renda às comunidades ribeirinhas. A matéria-prima é reciclada a partir dos restos da indústria alimentícia e, ainda, há a substituição da energia à diesel pela energia solar. Substituindo, então, um agente poluente por uma fonte de energia limpa.


As comunidades florestais da Amazônia obtiveram, desta forma, a oportunidade de gerar empregos e ingressar na cadeia produtiva de suprimentos fashion. O material que antes costumava ser descartado e gerava poluição biológica, hoje, encontra-se em 48% dos acessórios de couro da Osklen.

84 visualizações

FALE CONOSCO

(51) 2123-0222


Rua Santo Ângelo, 234 – Guarani
Novo Hamburgo/RS
CEP 93520-190